quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Módulo - Literatura

A primeira aula do módulo de Literatura foi ministrada pelos professorxs Lucia Fernanda e Leandro Tavares.  A aula começa com o professor Leandro lendo para os cursistas um conto africano do livro A Semente que veio da África onde a personagem tem curiosidade de saber o significado de seu nome. Após o leitura foi proposta uma atividade. Cada cursista deveria confeccionar um carimbo que representasse o significado do seu nome ou a sua história. Para concluir a atividade os cursistas falaram sobre o significado de seus nomes e sobre o porquê de terem o recebido.
            Após a atividade, a professora Lucia Fernanda contou outra história para os cursistas, mas dessa vez ela contou com a ajuda de alguns objetos para dar vida a sua história. Com uma saia longa florida e encenando a narrativa com uma boneca, a professora contou a história A menina enterrada viva de Câmara Cascudo. Em seguida, fez da saia um jogo onde os cursistas giravam e sacudiam a saia para fazer o anel pular em cima dela, ao fundo tocava músicas de ciranda, e quando a música parasse a pessoa que estava com o anel deveria entra no meio da roda e recitar um poema, um verso ou até mesmo cantar uma música. Foi um momento muito interativo e muito divertido para todos os cursistas.
Seguindo com a aula, foi realizada a leitura do texto Memória de Livro em grupo. Os professores propuseram aos cursistas que falassem sobre suas memórias de livro, sobre a presença da leitura na infância ou na vida de cada um, em que momento eles tiveram o primeiro contato com a literatura. Muitos falam que o primeiro contato se deu na escola. O cursista Vinicius de Luna falou que seu primeiro contato com livros foi na escola e que tem uma memória ruim porque era sempre obrigado a lê-los para a prova. Além disso, fala sobre a falta de hábito que nós brasileiros temos por não lermos o bastante ou o necessário. O apego aos livros também foi citado, às vezes nos apegamos muito que chegamos a ser egoístas em não querem emprestar e acabamos deixando de compartilhar essa relação com a literatura, além de não incentivar o próximo a ler.
Ainda no momento de compartilhar opiniões sobre o texto, a cursista Márcia da Silva diz que foi muito incentivada por sua madrinha desde pequena e falou de como é importante a simples manuseio do livro para que a criança tenha contato com esse objeto e também do quanto é importante criar uma convivência desde cedo da criança com o livro. Outra fala bem interessante, foi a do cursista Mario Sergio que por ter tido pouco contato com os livros na sua infância sente que perdeu tempo não lendo livros que, geralmente, são lidos nessa fase da vida, e dessa forma, para correr atrás do tempo que perdeu, começa a os ler quando adulto.
Concluindo essa primeira aula, o professor Leandro traz uma questão a ser refletida: “Qual a diferença entre gostar e ter o hábito de ler?”. As pessoas que tem o hábito de ler leem por que faz precisam ler ou por que gostam? E as que não têm esse hábito? Será que gostam de ler ou leem por obrigação? A escola como lugar de aprendizado, deveria estimular mais a leitura e estabelecer com maior frequência o convívio dos alunos com a literatura. Além disso, é importante reconhecer a capacidade de cada aluno, deixando de lado o pensamento de que os livros fáceis devem ser lidos por aqueles que estão começando a aprender a ler.

É importante que a escola estabeleça o contato dos alunos com a literatura, deixando-os livres para escolher e perceber os desafios que a leitura oferece. Com isso, pode-se repensar a pratica em sala de aula e discutir melhor as maneiras de utilizar, não sendo necessário o trabalho com o livro, mas a leitura. Dessa forma, cria-se cada vez mais a interação dos alunos com a literatura.

Por Larissa França.


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