Quem somos?

     O processo de tessitura de colchas de retalho é gradual e feito em etapas. Parte-se de materiais isolados e simples e, usando as próprias mãos, obtém-se uma colcha completa e bela, com componentes diferentes que, juntos, formam o todo. Tal processo é explorado no filme “Colcha de Retalhos”, onde cada pedaço de tecido é fornecido por uma personagem que borda enquanto narra sua vida, de forma que a colcha final é resultado da obra de todas as bordadeiras-narradoras. 
     O presente projeto de é análogo tanto à tessitura da colcha quanto ao filme, já que a atividade central consiste no compartilhamento de relatos de experiências vividas por professoras da Educação Básica. O relato está para o pedaço de pano, assim como a professora está para a bordadeira-narradora, enquanto os laços do processo de tessitura são construídos a partir do conhecimento dos relatos obtidos. 
     A importância de tal investigação justifica-se pela sua tentativa de desinvisibilização de saberes contidos nos relatos e nas histórias de vida de professores que tradicionalmente não são considerados objetos de estudo em pesquisas quantitativas. Partimos do pressuposto de que tais discursos constituem uma importante fonte de saber, por fortalecer a relação entre teoria-prática, entendendo assim que professores são autores e produtores de diversos conhecimentos. 
     O projeto se divide em duas frentes de igual valor que serão realizadas, este ano, em Itatiaia-RJ - já em curso - e no CAp UFRJ no segundo semestre, sob coordenação das professoras Graça Reis e Renata Flores, contando também com cinco bolsistas da UFRJ.


Letícia Souza (bolsista), Graça Reis (coordenadora do projeto), Franco Biondo (bolsista), Renata Flores (coordenadora do projeto), Thais Santos (bolsista), Izabela Borges (bolsista) e Maria Ferreira (bolsista)


     Diante do relato das práticas cotidianas dos participantes, buscamos entender os diferentes contextos da formação profissional de cada um como importante elemento na construção da relação entre a experiência vivida e docência. Além disso, entendemos que o compartilhamento de experiências-práticas está carregado de potência no que se refere à formação continuada de professores. 
     No município de Itatiaia, o projeto teve inicio em março deste ano. O município possui pouco menos de 30 mil habitantes, e sua rede municipal de ensino conta com X escolas. O grupo com o qual trabalhamos é de professores de quarto e quinto ano do Ensino Fundamental Inicial. 
     No segundo semestre, em paralelo ao projeto iniciado em Itatiaia, ocorrerá no CAp UFRJ o “Conversas sobre práticas nas séries iniciais do Ensino Fundamental” que consiste num curso de extensão organizado e ministrado por dez docentes do Colégio de Aplicação e voltado a professores da Educação Básica e graduandos de pedagogia da UFRJ.

2 comentários:

  1. Preciso conhecer vcs mais de perto, que trabalho incrível. Fascinada!

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  2. Olá, quero muito me inscrever no curso sobre práticas nas séries iniciais 2020, mas o link que tenho dá erro. Por favor me enviem o formulário para eu preencher: raquel.7araujo@hotmail.com
    Obrigada!

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