quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Módulo - Políticas Públicas



     A professora Ana Paula primeiramente se apresentou para os cursistas, dizendo sua formação e linha de pesquisa que, inclusive, está totalmente ligada ao tema do módulo presente.



     Após isso, disse uma frase muito importante para o pontapé inicial da discussão:
     - Nós como professores somos intercalados, todos os dias, constantemente, pela política. Lidamos com isso dentro das salas de aula, nas relações com os alunos...


     Ao dizer essas palavras, Ana Paula deixa claro que, exatamente por isso, existe a necessidade de discutir o tema. Mas, para que a atividade fosse realizada da melhor maneira possível, é importante para ela entender e conhecer o que os cursistas sabem a respeito desse tema.



     Na apostila havia o pedido que eles escrevessem seus conhecimentos sobre Políticas Públicas e, quem se sentisse à vontade, poderia compartilhar com o grupo. Chamou-me a atenção a fala de Andrea que, com segurança, afirmou que alguns termos entram no senso-comum e se tornam palavras corriqueiras que, não necessariamente, entendemos seu significado real. Sinto isso constantemente e acredito que esse foi o motivo pelo qual me tocou. Fala-se tanto em Política, de forma generalizada e sem embasamento crítico e teórico que, de certo modo, influencia na forma como as pessoas lidam com o tema, sem muito envolvimento.



     Ao longo da aula, o grupo de cursistas se mostrou engajado e atualizado com a temática, contribuindo com suas experiências que vêm de diferentes lugares – um dos grandes benefícios do curso, aliás, é essa troca que acontece entre professores da rede municipal e particular de ensino e estudantes da UFRJ, lugares fisicamente e politicamente diferentes.


     Ana Paula aproveitou o momento para dizer que nem tudo que está escrito nos documentos de lei acontecem de fato porque, ao lidar com sujeitos, não temos como prever e comandar suas atitudes, especialmente, porque não temos apenas uma realidade. E esse levantamento, nos faz refletir sobre a Base Nacional Comum.... Será que é pensado que, uma escola no Rio de Janeiro tem a mesma realidade que um escola, por exemplo, em Amazonas?



     A partir disso, se constata que Política é o que está escrito em documento e também a nossa posição em relação a isso. E, mesmo que nesse momento, o objetivo principal do módulo seja pensar nas Políticas Públicas em Educação, uma cursista atentou sobre a importância das Políticas em outras linhas, já que, de certo modo, acaba influenciando em nosso cotidiano escolar. Políticas Públicas ligadas a saúde e aos meios de transporte, por exemplo.



     A segunda parte da aula contou com a presença do professor Fábio que dá aula de Sociologia em uma escola estadual e está terminando o doutorado em Educação na UERJ. Ele visa refletir sobre a democracia/currículo na escola, com base no polêmico projeto “Escola Sem Partido”, por isso, a equipe do Curso julgou a importância de tê-lo como convidado nesse módulo.

     Fábio dialogou, em especial, com uma reportagem que saiu na Folha de São Paulo, cujo título foi “Escolas sem mordaça”, uma pesquisa que afirma que as escolas brasileiras são “templos de doutrinação política” e que, por isso, o Escola sem Partido deve prevalecer. Porém, além dessa afirmação ser extremamente categórica e genérica, Fábio nos propõe a pensar o motivo pelo qual tantas pessoas que não fazem parte do cotidiano escolar tem falado de Educação – a reportagem foi escrita por um economista, aliás. O grupo de cursistas participou demonstrando bastante inquietação com o tema, já que está tão presente em nossas vidas.


Por Letícia Souza

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