quinta-feira, 28 de maio de 2015

Itatiaia - Relato de Thais Lima - 22/05/2015

     Itatiaia, Penedo. É nesta cidade que realiza-se o ConPAS fora das paredes da academia, na verdade acredito que esta é a parte mais importante da formação de professores: o fora da academia. E estamos no nosso terceiro encontro com os professorxs de quarto e quinto anos da Rede pública de ensino.
       O encontro mudou de lugar, agora estamos numa escola em que podemos fazer a arrumação das cadeiras de maneira mais livre, neste encontro ficamos em círculo para uma melhor interação entre todos os participantes. A representante da secretaria de educação estava presente tanto nos encontros da manhã quanto da tarde, mas foi bem participativa e acrescentou relatos importantes do seu ponto de vista. Acredito que ela está ali muito mais como participante do que como instrumento de poder.
      “Hoje” a Graça falou sobre projetos. E é um privilégio fazer parte da formação de professorxs quando está se estudando para ser uma, assim como os cursistas acredito ser altamente produtivo para nós, bolsistas, o acompanhamento dos encontros. Mesmo filmando e me preocupando mais em registrar os momentos do que em perceber o que de verdade e inovação há em cada relato, consigo entender e sentir o amor de cada professor pelos seus alunos, sair das paredes do que conhecemos como realidade é muito importante para o crescimento profissional.
          No encontro posterior a esse a professora convidada, Lúcia Fernanda, trouxe para o grupo a realidade da contação de histórias integrada as aulas e propôs aos docentes que realizassem atividades com suas turmas e a trouxessem no próximo encontro, no caso este, para partilhar com o grupo. Nos dois encontros, manhã e tarde, vimos que muitos abraçaram a proposta e a fizeram com seus alunos.
        No encontro da manhã, tivemos dois relatos que me chamaram mais atenção. Uma dupla de professoras refez a caixa de sombras com seus alunos e deixaram que eles recontassem a história através das sombras, assim eles se depararam com conteúdos muito importantes como trabalho em grupo, divisão de tarefas, respeito ao próximo – pois cada um deveria falar na sua vez. Outro grupo, de quatro professoras, trabalhou um conto da África e explorou questões raciais, mas não só, trabalhou que a África é muito além do que o senso comum entende, o conto também explorava questões ambientais como a falta d’agua e isto foi explorado com os alunos, ou seja, entendemos que a partir de um texto podemos percorrer vários temas.
          À tarde, tivemos relatos também interessantes. Uma das professoras também refez a caixa de sombras com seus alunos com a participação dos mesmos, outra transformou a ideia em uma caixa cenário e explorou um conto japonês, inserindo em sua aula culturas diversas. Entretanto, o relato que mais me chamou a atenção, apesar de simples, foi a de uma professora que está lendo com seus alunos As Crônicas de Nárnia, um livro teoricamente para adultos, mas isso não impediu que ela trabalhasse as histórias, comparassem com os filmes, utilizasse para enriquecer o vocabulário de seus alunos devido à quantidade de palavras que eles não estão acostumados a encontrar.


         Finalizo este relato, rememorando as situações vividas nesta experiência gratificante e espero poder retornar a ver esse professorxs que nos revelam que acreditam em seus alunos e estão dispostos a contribuir para a transformação da realidade de cada um deles. Estar em formação e ter o privilégio de participar dos encontros do ConPAS, em Itatiaia ou no CAP, só tem acrescentado cada dia para minha visão do que é ser professora. E continuamos na luta...

Encontro da manhã

Cursistas do turno da manhã.

 

Encontro da tarde


Cursistas do turno da tarde.







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